𝐒𝐎𝐌𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐈𝐒 𝐃𝐎 𝐍𝐎𝐒𝐒𝐎 𝐒𝐈𝐋Ê𝐍𝐂𝐈𝐎, 𝐌𝐀𝐒 𝐄𝐒𝐂𝐑𝐀𝐕𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐍𝐎𝐒𝐒𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐋𝐀𝐕𝐑𝐀𝐒!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Falar é muito bom, conversar, dialogar com as pessoas, expor nossa opinião sobre algo, falar como nos sentimos ou como pensamos sobre determinadas coisas é maravilhoso, porém, nem sempre nos damos conta que às vezes podemos ganhar muito mais apenas nos calando e escutando as pessoas.
Quem nunca se deparou em uma fila de banco, supermercado ou dentro de um transporte público alguém simplesmente do nada começar a falar sobre a vida dela para você sobre coisas particulares e as vezes extremamente íntimas? Quem sabe, algumas vezes nós mesmos já tenhamos feito isso em algum determinado momento de nossas vidas?
Uma das coisas que precisamos mesmo aprender é a ouvir, desenvolver a arte da “escutatória” e aprendermos um pouco menos sobre a arte da “oratória”... Precisamos aprender a ouvir as pessoas, ter empatia, amar e escutar as suas histórias, seus pensamentos, suas paixões, seus hobbies e sonhos, desenvolver o dom de escutar com amor e afeto as histórias das pessoas.
Quando criança sempre escutei um provérbio popular que dizia “quem fala demais dá bom dia a cavalo”, ou seja, quem conversa demais acaba falando além do que deveria e conversando com pessoas que nem sempre valeria a pena, perdendo tempo com situações irrelevantes. Somos reis do nosso silêncio, mas escravos de nossas palavras.
Gastamos em torno de dois a três anos para aprendermos a falar, mas levamos mais de sessenta anos para aprendermos a ouvir, felizes são aqueles que desenvolvem essa capacidade de ouvir e escutar os outros ainda jovens, estes crescerão e florescerão como árvores lindas, frutíferas e frondosas.
Há um provérbio que diz que até um tolo se passa por sábio se ficar em silêncio (Pv. 17:28). Também tem um outro que nos diz que a sabedoria faz mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos são capazes de fazer por uma cidade (Ec. 7:19). O livro de Tiago nos diz que devemos ser prontos para ouvir, mas tardios para falarmos (Tg. 1:19), ou seja, primeiro é bom ouvirmos bem, compreendermos bem o que as pessoas estão dizendo, para só depois expressarmos nossa opinião sobre algo ou alguém. Sei que não é fácil nada disso, mas alcança grande alegria e evita muitos problemas quem assim procede.
O livro de Tiago também nos diz que a língua é como um verdadeiro fogo capaz de incendiar toda uma floresta, assim como um navio gigantesco é controlado apenas por um pequeno leme, a língua é capaz de trazer vida e morte, benção e maldição, este pequeno órgão pode ser responsável por trazer paz ou espada, sorriso ou choro, alegria ou dor, tudo isso dependendo exclusivamente se nós iremos conseguir controlá-la ou não (Tg. 3:1-12).
Sim, eu creio profundamente que escutar é um dom, um lindo dom que pode ser desenvolvido, aprimorado, aperfeiçoado todos os dias de nossas vidas, quando aprendemos a importância do silêncio e de dar espaço para ouvir o outro, começamos a perceber que Jesus era um grande mestre em ouvir as pessoas e adentrar com amor no mais profundo de seus corações. Seja você também uma pessoa que ama como Jesus te ama, ouvindo com amor todos quantos Ele trazer e atrair até você.
Com amor, @MoisesSchifino
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário