Se você acompanhou nesses últimos meses, escrevi textos que seguiam um caminho, comecei falando sobre o amor, depois falei sobre alegria, paz, paciência, ser amável, bondoso, fiel, ter mansidão e por fim chegamos a um degrau que poucos conseguem alcançar, hoje falaremos sobre como dominar-se e vencer a si próprio.
Na vida entendo que tudo segue uma ordem, possui degraus, fases a serem trilhadas e percorridas, assim como atletas precisam conhecer as regras de uma competição, nós também precisamos conhecer as regras que estamos sujeitos se quisermos ser vitoriosos em tudo que nos propusermos a fazer. (1 Co. 9:24-25) Creio que das nove características do fruto do Espírito citadas acima, a mais difícil de alcançar é justamente a última, ou seja, o domínio próprio, essa característica é tão peculiar que é necessário muito esforço, dedicação e força de vontade se quisermos alcançá-la.
Em um livro que gosto muito chamado a Arte da Guerra de Sun Tzu, ele nos diz: “O homem que conhece o seu inimigo e conhece a si mesmo não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Sócrates já nos diz em sua célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo”. E Paulo de Tarso nos diz: “Quem pensa conhecer bem alguma coisa, ainda não conhece como deveria”. (1 Co. 8:2). Será que você tem conhecido bem as lutas e agonias que você tem enfrentado ao ponto de alcançar a vitória sobre todas elas?
Há um provérbio indígena bem interessante que diz assim: “No coração do homem existem dois lobos que vivem brigando. Um é o amor e o outro é o ódio. Quem ganha? O que você alimentar mais.” Há uma luta constante dentro de nós, uma luta entre a carne e o espírito, e está em suas mãos a decisão de quem irá vencer. (Gl. 5:17)
Eu sei que existe uma luta interior dentro de você muito grande: sua carne pede por vingança, mas o seu espírito clama por perdão; sua carne deseja vencer a qualquer custo, mas seu espírito tenta te trazer a lucidez; sua carne quer ter sempre a razão, mas o seu espírito vive a te dizer que mais importante do que ter razão é ser feliz. Se você tiver que escolher entre ter razão e ser feliz, escolha ser feliz.
Há quase dois mil anos atrás um homem de carne e osso, que passou exatamente pelas mesmas coisas as quais nós passamos hoje (Hb. 4:14-15), nos deixou lindos ensinamentos de como ter domínio próprio, uma vez bateram em sua face e em vez dEle revidar, Ele deu a outra face (Lc. 6:29); uma vez o traíram e Ele continuou chamando o seu traidor de amigo, pois importava mais o que estava em Seu coração do que as circunstâncias que tentavam criar para Ele (Mt. 26:50). Bateram, chicotearam, humilharam, cuspiram, sortearam suas roupas, lhe impuseram castigos degradantes, lhe crucificaram e ainda zombaram terrivelmente dEle e tudo o que Ele exalava e dizia era: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lc. 23:34).
Todos os dias eu também preciso vencer a mim mesmo, dominar o meu eu e assim como o rei Davi fez há muitos séculos ao dizer: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus (Sl. 42:11), nós também precisamos fazer isso. Precisamos ter uma conversa conosco mesmo, entender nossos erros, nossas falhas, ter uma conversa franca com o nosso eu mais profundo e buscar metas e saídas para enfrentar e vencer os dilemas que estamos passando.
Existem lutas que são realmente impossíveis e essas só Deus pode resolver, mas existem lutas que são possíveis de serem resolvidas e vai depender totalmente de nós colocarmos a mão na massa, darmos o primeiro passo e buscarmos enfrentá-la e vencê-la, entenda que Deus não vai agir em nossas possibilidades, agirá apenas em nossas impossibilidades. Lembre-se: Ele não é o Deus do possível, mas o Deus do impossível (Lc. 1:37), o possível Ele coloca em suas mãos para fazer (Js. 1:9).
Provavelmente Davi jamais teria se tornado rei se não tivesse tido a coragem de enfrentar Golias (1 Sm. 17:45), talvez José jamais se tornasse governador do Egito se não tivesse tido a ousadia de dar conselhos ao Faraó (Gn. 41:33); talvez Moisés jamais tivesse libertado o povo do Egito se não tivesse tido a fé e perseverança de suportar o processo até colocar toda a sua esperança em Deus (Hb. 11:27). Perceba que em todos esses casos, esses grandes homens (rei, governador e legislador) tiveram que enfrentar a si mesmos, dominar-se e vencer seus medos até chegarem aonde Deus planejara que eles chegassem.
Como foi dito, dominar-se e vencer-se não é fácil, poucos conseguem chegar lá, mas os que chegam conseguem desfrutar de suas delícias, provar de seus frutos e se tornam homens e mulheres verdadeiramente felizes, capazes de ajudar, abençoar e alimentar outras pessoas com o amor que vem de Cristo. Todos os dias você tem a oportunidade de vencer a si mesmo se quiser provar desse delicioso fruto (Gl 5:22-23). “Provai e vede como o Senhor é bom”! (Sl. 34:8)
Se inscreva também em nosso canal no YouTube, clique aqui. Deus te abençoe!
Que maravilha!
ResponderExcluirAmei 😍
Fico feliz que gostou, Deus abençoe!
Excluir