Perdoar não é nada fácil. As pessoas nos machucam, usam palavras duras conosco, nos maltratam, muitas vezes nos humilham propositadamente. Aprenda algo: perdoar é algo libertador, faz você no ato de liberar o perdão se livrar de um peso que não deveria ser seu.
Perdoar não é esquecer, o nome disso é amnésia; perdoar é mesmo você se lembrando do que aconteceu, aquilo não te causar mais dor. Muitas vezes é impossível esquecer alguma coisa, não é nada fácil perdoar, só que quem mais ganha ao liberar perdão é a própria pessoa que perdoa.
Perdoar é desprender-se de um grande peso. Você não é obrigado a carregar pesos e dores emocionais dos quais você não quer, você é autor da sua própria história e está em suas mãos ou melhor em sua cabeça o poder de perdoar ou não alguém. Se você tem a capacidade de lembrar de algo e sentir dor, você também tem a capacidade de se lembrar das coisas e ser superior as dores e sofrimentos que essas lembranças podem te causar.
Pode ocorrer também das pessoas nem saberem que te causaram dor, nem saber que fizeram algo de ruim para você e você acreditar que elas fizeram algo de mal, que elas foram rudes, foram más com você e passe a sentir dor e raiva delas por causa disso sem nem ao menos ter tentado entender a situação.
Não se afaste das pessoas, aprenda a amá-las e a perdoá-las.
Quando você perdoa alguém você está tendo um gesto grandioso e nobre, de uma humildade bela e renunciando a dor, vingança, angústia, sofrimento desnecessário, sentimentos e pensamentos negativos e abrindo espaço para o novo, para coisas boas, para bons momentos, libertando-se de prisões mentais e vivendo o melhor que a vida tem a lhe oferecer.
Dizem por aí que o tempo cura todas as coisas, particularmente eu não concordo com essa frase. Quantas histórias conhecemos de filhos e pais ou irmãos e amigos que ficam 20, 30, 40 anos sem se falar, brigados, as vezes passam a vida inteira e quando estão na beira da morte, doentes e quase passando para o outro lado decidem fazer as pazes e se reconciliarem, as vezes já nem sabem mais o motivo de terem brigado ou por qual razão os levaram a um dia pararem de se falar.
O que eu realmente acredito é que as decisões e as escolhas é que realmente podem curar todas as coisas e não o tempo. Se alguém te fez mal você pode naquele mesmo instante liberar perdão e amor, se alguém te xingou ou humilhou você pode no ato não receber aqueles “elogios” e seguir em frente feliz, não por ser superior ao outro, mas por entender que você é a única pessoa responsável por aceitar ou não as ofensas, elogios,
alegrias e dores que os
outros tentam despejar sobre você.
Muitas vezes você precisará tomar a atitude de procurar, amar e perdoar, ser mais forte que o seu próprio orgulho, ter a iniciativa de entender a situação e ser uma pessoa pacificadora. Todas as pessoas têm problemas, passam por situações difíceis, ter empatia, compaixão e se colocar de verdade no lugar do outro vai fazer toda a diferença na hora de entender, aplicar amor a situação e liberar o perdão.
Quem mais ganha quando perdoa é o próprio perdoador (At. 20:35). A pessoa se livra de um peso desnecessário, que nada acrescenta e que só traz dores. Então, liberte-se dos lixos emocionais, dê uma nova chance para si mesmo, libere perdão,
não precisa esquecer e apagar da sua mente o que aconteceu para que a pessoa não volte a te tratar ou fazer mal mais uma vez, mas lembre-se do que aconteceu e perdoe, libertando-se do peso de maneira que aquilo jamais volte a te causar dor novamente.
Você é muito mais forte e melhor do que pensa ou imagina.
Uma excelente semana, @MoisesSchifino
Comentários
Postar um comentário