Lembro-me de quando eu era adolescente, logo após conhecer Jesus, de ter ouvido pela primeira vez aquela célebre frase: “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”, confesso que naquela época eu fiquei sem entender muito bem o que aquilo realmente queria dizer. E minha prima que também era nova convertida me disse: “Zeis, é como um carro de som anunciando algo para um evento, todos que escutam são chamados, mas apenas aqueles que vão até lá são os escolhidos...”.
Mesmo tendo passado tantos anos eu ainda não esqueci desse episódio. Todos estão suscetíveis a escutar o chamado para algo, podem escutar sobre os convites, podem receber propostas para irem a determinados lugares ou festas de casamento, mas apenas aqueles que realmente se dispõem a ir, que abrem mão de outros afazeres e renunciam a outros convites, são os escolhidos para estarem naquele determinado lugar...
Lembro-me também daquela parábola sobre uma festa de casamento em que um Rei manda Seus servos chamarem Seus convidados para a festa, mas os convidados por seus muitos afazeres ou por outras coisas urgentes dizem que não poderão ir, então o Rei manda Seus servos convidarem a todos que encontrarem pelas ruas para o Seu jantar. Todos foram chamados, mas nem todos realmente desejavam estar ali.
Nessa mesma parábola, algo que me chama atenção é que em meio aquela festa o Rei encontra uma pessoa que não estava com roupas de festa e então aquele homem é expulso de lá. Apesar de ter sido chamado, de estar na festa, Ele não era digno daquele lugar, não estava com roupas de festa (Mateus 22:1-14).
O grande sábio e rei Salomão também nos adverte para que sempre estejamos com roupas de festa e nunca falte azeite sobre as nossas cabeças (Eclesiastes 9:8). Isso quer dizer que sempre devemos estar preparados para o Dia (volta de Jesus) da festa e cheios do Azeite/Óleo (Espírito Santo) sobre as nossas cabeças.
Então como saber se você não é apenas chamado, mas também escolhido para participar dessa festa de casamento? Se você com sinceridade entende que esse mundo não consegue preencher o seu coração, se você compreende que não há prazer maior do que estar na presença de Deus (Salmo 84:10), se percebe que seu coração arde e seus olhos se enchem de lágrimas quando o Espírito Santo fala com você, se quando fazer a vontade de Deus é mais importante que qualquer outra coisa e se quando você peca ou comete algo de errado isso te deixa triste (2 Coríntios 7:9), te faz sentir mal e te leva a contar tudo isso para seu Pai (Deus) e se arrepende verdadeiramente buscando fazer não o que você mesmo quer, mas aquilo que agrada ao Pai, então você não é apenas chamado, mas também escolhido por Deus para participar da festa de Casamento (Efésios 1:4-6).
Com tudo isso, lembre-se de manter suas vestes sempre limpas, alvas como a neve, purificadas por Deus, lavados no sangue de Jesus (1 Coríntios 6:11), com o qual fostes comprados, resgatados (1 Pedro 1:18-21) e ressuscitados (Colossenses 3:1) pelo precioso sangue de Jesus Cristo. Ainda mais eu te afirmo, não foi você que escolheu a Deus, mas foi Ele em Seu infinito amor que escolheu você (João 15:16).
Com amor, @MoisesSchifino
Se esse texto falou com você, compartilhe-o em seus grupos e marque alguém.
Comentários
Postar um comentário