Muito se tem falado, noticiado e percebido nos últimos anos de uma tentativa maciça de tentar enfraquecer ou até mesmo acabar com a democracia em nosso país, será que estamos mesmo vivendo em uma democracia?
Quando o poder de tomar grandes decisões que impactam toda a população está concentrado apenas nas mãos de uma única pessoa ou de poucas pessoas, isso acaba se tornando muito perigoso, quando o sistema constitucional chamado de “freios e contrapesos” que é quando os poderes tentam equilibrar a balança para que haja equilíbrio, não está funcionando muito bem, acabamos de alguma forma tendo uma democracia enfraquecida.
O Brasil é um país que possui três grandes poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, no Legislativo cabe o papel de criar as leis, no Executivo de colocar essas leis em prática e no Judiciário cabe o papel de julgar o cumprimento ou não das leis e prezar pela guarda da Constituição Federal. Esses poderes precisam ser autônomos e harmônicos entre si, sem que um se sobressaia ao outro.
Infelizmente o que temos visto nos últimos tempos é uma usurpação de competência e poder, em que uma parte do poder judiciário tem ido além do seu papel constitucional de ser guardião da CF, como advogado que sou e estudioso assíduo do direito, tenho visto muitos jornalistas e apresentadores terem medo nesse país de dizerem o que pensam sobre o que tem acontecido, a justiça tem censurado coisas que são contrárias a própria constituição, como o direito de não existir censura prévia em nossa nação.
Muitas outras coisas têm acontecido, muito tenho observado e pouco tenho dito sobre o assunto, inclusive, não sei ao certo se posso dizer algumas coisas sobre o que tem acontecido sob risco de sofrer sanções pelo simples fato de pensar diferente de como esse país tem sido governado e/ou tendo suas leis aplicadas.
Da mesma forma, recebemos recentemente a visita de um ditador em nosso país (Maduro) com honrarias a um presidente de Estado, uma pessoa que persegue os seus opositores, que cala a imprensa de seu país, que é procurado por diversas agências internacionais como criminoso... Será mesmo que estamos vivendo em uma democracia plena nesse país? Será que não estamos indo por um funil cada vez mais fundo e sendo calados e tolhidos em nossos direitos?
Que Deus possa ter misericórdia da nossa nação, que Deus possa proteger o nosso povo, que Deus possa abrir os nossos olhos enquanto há tempo para que possamos lutar com as armas certas contra um sistema que busca nos calar.
Atenciosamente, @MoisesSchifino
Para assistir vídeos motivacionais, reflexivos e de fé se inscreva em: www.Youtube.com/MoisesSchifino
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário