Você sabe a diferença entre rezar e orar?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mais do que falar sobre religiões, mais do que simplesmente apontar o certo ou errado, independente do que você ora, reza ou fala com Deus, você sabe qual a real diferença entre rezar e orar?
De acordo com o dicionário o termo “orar” vem de falar com Deus de forma espontânea, sem uma mensagem previamente gravada na cabeça e nem a leitura de um texto repetitivo, mas sim improvisando as falas. Já o termo “rezar” vem da repetição, de falar as mesmas palavras ou mensagens repetidamente com Deus.
Interessante notar que existe a oração do “Pai nosso”, que ocorre quando a pessoa fala essa oração com Deus de coração, lembrando das palavras de Jesus e trazendo a existência essas palavras, todavia, ao se repetir a mesma oração do “Pai nosso” indistintamente, reiteradamente, seguidamente, acaba virando uma reza, uma oração já decorada, gravada, feita de forma nada espontânea.
Talvez você esteja se perguntando qual seria a melhor então, a oração ou a reza? Tudo vai depender do seu coração, será que você vai conseguir repetir a mesma oração 10, 20, 50 vezes sem ficar divagando a sua mente, concentrado de verdade no que está falando e invocando a presença de Deus para cada vez mais perto de você? Ou será que falando de forma espontânea com Deus você falará mais precisamente dos seus sentimentos, das suas necessidades, dos seus dilemas, das suas lutas, suas dores, dos seus agradecimentos a Deus?
Particularmente eu creio que quando oramos, quando falamos de forma espontânea com Deus conseguimos nos achegar muito mais a Ele, conseguimos rasgar de verdade os nossos corações diante dEle e conseguimos chegar ao ponto de ouvir a Sua voz falar profundamente e grandiosamente conosco, para nos dar norte, nos dar direção, nos apontar o caminho e nos levar cada vez mais para perto dEle. Como já dizia o profeta Isaías, uma coisa que precisamos ter cuidado é para que não apenas os nossos lábios estejam adorando a Deus, mas principalmente que o nosso coração esteja perto dEle (Isaías 29:13).
Por isso quando você orar, quando você estiver falando com Deus, quando você parar para levar seus pensamentos a Ele, busque falar de coração, de forma espontânea, sendo sincero, falando aquilo que realmente você sente e gostaria de falar com alguém que te ama, que é bondoso, compassivo, misericordioso, muito paciente, que perdoa, que promete castigar, mas que depois desvia seu furor (Jonas 4:2), esse é o seu Pai, esse é o seu Deus. Ele te ama e também deseja falar de forma espontânea e totalmente especial com você (João 14:26).
Com amor, @MoisesSchifino
Para assistir vídeos motivacionais, reflexivos e de fé se inscreva em: www.Youtube.com/MoisesSchifino
Deus te abençoe!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário