O perigo das redes sociais!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Nos dias atuais é quase impossível existir alguém que não esteja conectado a internet e faça uso das redes sociais diariamente, é mais do que apenas uma diversão, muitas vezes se torna uma necessidade para o trabalho, o problema ocorre quando isso foge do controle e se torna um perigo.
Uma frase que gosto muito diz assim: “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Uma outra diz assim: “tudo em excesso faz mal”. Todas as coisas de alguma forma podem ser usadas de forma proveitosa e produtiva, mas as ferramentas quando usadas de forma banalizada e sem objetivo podem ocasionar uma perda de tempo e roubo de vida.
As redes sociais têm como objetivo conectar pessoas, aumentar a interação entre os que estão distantes, aproximar amigos e familiares que às vezes moram em outros países, o grande problema é que essas mesmas redes podem afastar pessoas que estão próximas de você, elas podem te aproximar dos que estão longe e te afastar dos que estão perto.
Que você possa usar as ferramentas que você tem em suas mãos com sabedoria, parcimônia e cuidado, que você as domine e que não seja dominado por elas, que você tenha controle sobre sua vida e sobre o seu tempo e que a tecnologia, as redes e os aparelhos eletrônicos não tenham controle sobre você (2 Pedro 2:19).
Você já parou para pensar quantas horas por dia você tem gastado com WhatsApp, Instagram, Facebook, Tiktok...? Quantas horas por semana gasta usando a internet? Qual a última vez que você leu um bom livro? Que teve uma conversa profunda com alguém? Que teve um tempo de qualidade com pessoas que ama? Qual a última vez que você se sentiu feliz de verdade?
Que você possa usar a tecnologia e as redes sociais para se aproximar das pessoas, e quando você estiver com elas, que possa esquecer por um tempo seu celular e as redes, dê total atenção às pessoas, tenha conversas profundas e produtivas com elas. Que possa maximizar seu tempo e ter um tempo todo especial para você mesmo. E que você melhore e aumente ainda mais o seu próprio relacionamento com Deus (Jeremias 29:13). Viva uma vida que valha a pena ser vivida, contada, compartilhada, escrita e replicada.
Que você seja alguém que gostaria de conhecer, que você escute às pessoas como gostaria de ser escutado, que você dê total atenção às pessoas como gostaria de receber, que você perdoe como gostaria de ser perdoado (Mateus 6:12), que você faça as pessoas se sentirem importantes e as prefira em honra (Romanos 12:10), assim como gostaria de ser tratado, que você ame como gostaria de ser amado (Mateus 22:39). Que você seja alguém que prefere dar do que receber (Atos 20:35), que prefere doar em vez de ganhar, que prefere ouvir em vez de falar (Tiago 1:19). Viva mais, largue um pouco às redes sociais e o celular e seja ainda mais feliz!
Com amor, @MoisesSchifino
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Que texto maravilhoso, adorei a observação sobre nos aproximar dos distantes e nos afastarmos dos que estão próximos.
ResponderExcluirFico feliz que gostou do texto César, exatamente, precisamos ter equilíbrio em todas as coisas.
ExcluirTexto maravilhoso, infelizmente as pessoas são "leigas ou maliciosas" no geral, eu tenho 65 anos sou chamado de dinossauro da informática, tentei por muitos anos dar assessoria de segurança porém as pessoas preferem a chamada facilidade e por isso elas tornam a rede perigosa.
ResponderExcluir